O Projeto Venus, que constitui o trabalho da vida do engenheiro social e designer de estruturas Jacque Fresco, é uma organização que deseja nada menos que uma civilização global pacífica e sustentável, procurando atualizar a sociedade para o conhecimento atual e métodos modernos. Seus princípios são essencialmente baseados na aplicação da Ciência e Tecnologia para o interesse humano e social. Esta estrutura social proposta é chamada de Economia Baseada em Recursos.
Uma Economia Baseada em Recursos utiliza os recursos existentes, em vez de comércio. Todos os bens e serviços são disponibilizados sem o uso de moeda, crédito, permuta ou qualquer outra forma de dívida ou servidão.
O objetivo desta nova estrutura social é libertar a humanidade de trabalhos repetitivos, mundanos e arbitrários, que possuem nenhuma relevância significativa para o desenvolvimento social, enquanto ao mesmo tempo encoraja um novo sistema de incentivo focado na auto-realização, educação, consciência social e criatividade, em contrariedade às metas superficiais e egoístas de riqueza, propriedade e poder, tão dominantes nos dias atuais. O Projeto Venus entende que a Terra é abundante de recursos, e que nossos ultrapassados métodos de racionamento de recursos através do controle monetário não são mais necessários. Na verdade, eles acabam sendo contrários para nossa sobrevivência. O sistema monetário foi criado milhares de anos atrás durante períodos de grande escassez. Seu propósito inicial era como método de distribuição de bens e serviços baseado em contribuição de mão-de-obra, não possuindo relação alguma com nossa verdadeira capacidade de produção neste planeta.