Projeto Vênus

O Projeto Venus, que constitui o trabalho da vida do engenheiro social e designer de estruturas Jacque Fresco, é uma organização que deseja nada menos que uma civilização global pacífica e sustentável, procurando atualizar a sociedade para o conhecimento atual e métodos modernos. Seus princípios são essencialmente baseados na aplicação da Ciência e Tecnologia para o interesse humano e social. Esta estrutura social proposta é chamada de Economia Baseada em Recursos.

Uma Economia Baseada em Recursos utiliza os recursos existentes, em vez de comércio. Todos os bens e serviços são disponibilizados sem o uso de moeda, crédito, permuta ou qualquer outra forma de dívida ou servidão.

O objetivo desta nova estrutura social é libertar a humanidade de trabalhos repetitivos, mundanos e arbitrários, que possuem nenhuma relevância significativa para o desenvolvimento social, enquanto ao mesmo tempo encoraja um novo sistema de incentivo focado na auto-realização, educação, consciência social e criatividade, em contrariedade às metas superficiais e egoístas de riqueza, propriedade e poder, tão dominantes nos dias atuais. O Projeto Venus entende que a Terra é abundante de recursos, e que nossos ultrapassados métodos de racionamento de recursos através do controle monetário não são mais necessários. Na verdade, eles acabam sendo contrários para nossa sobrevivência. O sistema monetário foi criado milhares de anos atrás durante períodos de grande escassez. Seu propósito inicial era como método de distribuição de bens e serviços baseado em contribuição de mão-de-obra, não possuindo relação alguma com nossa verdadeira capacidade de produção neste planeta.


Os avanços da tecnologia estão eliminando o papel da humanidade como força de trabalho. Esta mudança de paradigma transformará a sociedade de uma forma ou de outra. Ou nos levará a um novo sistema social que não requer a servidão humana como forma de renda, onde a sociedade é estruturada como um todo para beneficiar a si mesma através do desenvolvimento da tecnologia para a melhoria social; ou provavelmente seguiremos o caminho do caos e da disordem, com desemprego excessivo, epidemias de crime, a introdução de medidas policiais draconianas para o controle dos dissidentes e os recursos ambientais cada vez mais explorados e destruídos.

A sobrevivência física e a qualidade de vida são baseadas unicamente no nosso uso, gerenciamento e preservação dos recursos da Terra. Com nossa engenhosidade científica em constante evolução, de modo a utilizar esses recursos da forma mais humana, tecnológica e eficiente, a tradição de trabalho por dinheiro e dinheiro por recursos não possui mais base lógica. O gerenciamento inteligente dos recursos da Terra é que é o importante. Em um mundo mais sensato, levaríamos em consideração o equilíbrio dinâmico do nosso ecossistema global, ajustando nosso processo produtivo de acordo com a capacidade do planeta.

Para alcançar esse objetivo, temos o Movimento Zeitgeist, que é o braço ativista do Projeto Vênus.

0 comentários: