Repressão da PM contra Estudantes

Estudantes que manifestavam pelo passe livre e contra o aumento dos coletivos no Centro de SP foram reprimidos com violência pela PM no fim da tarde desta quinta-feira, 13 de janeiro de 2011. Os policiais disparam balas de borracha a curta distância contra os jovens.

"Mais de 700 pessoas participaram de uma manifestação pelas ruas de São Paulo na tarde desta quinta-feira contra o aumento da tarifa de ônibus. Na última quarta-feira (5), a passagem foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 3 --aumento de 11%. Para efeito de comparação, a inflação em 2010 na cidade foi de 5,83%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Os manifestantes fizeram uma marcha partindo do Teatro Municipal, e percorreram diversas ruas do centro. O Movimento Passe Livre, que organizou o protesto, afirma que mais de 1.000 pessoas participaram, mas a Polícia Militar estimou a presença de cerca de 700.

Quando a marcha chegou à praça da República, policiais militares que acompanhavam o protesto tentaram dispersar os manifestantes, afirmando que o combinado era que o ato se encerrasse ali. Houve discussão, um manifestante acabou detido, e em seguida teve início um tumulto generalizado. Policiais usaram munições de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes, que revidaram jogando pedras e garrafas.

De acordo com o tenente Siqueira, responsável pelo policiamento, ao final quatro pessoas foram detidas e encaminhadas ao 3º DP (Santa Ifigênia), e um policial ficou ferido. O Movimento Passe Livre afirma que 30 pessoas foram presas depois do tumulto, quando caminhavam pelo centro em grupos pequenos. Todos teriam sido levados ao 3º DP, que não confirmou o número de presos. O movimento afirma que cinco pessoas ficaram feridas. Outro protesto foi marcado para o dia 20, na avenida Paulista."

É pra isso que serve a polícia? para ir contra os direitos da população???
A POLÍCIA DEVE ATUAR UNICAMENTE EM FUNÇÃO DOS INTERESSES DO POVO, QUEREMOS O FIM DE TODA E QUALQUER VIOLÊNCIA CONTRA O POVO.
(ref.: Luiz Carlos Maciel)

0 comentários: