Jornalismo Vendido, Vanderson Freizer

É comum a função de assessor de imprensa em empresas e prefeituras de cidades do interior, é comum também muitos jornalistas prestarem serviços para jornais e revistas com reportagens que tratem de administrações municipais.

Mais em muitos casos há os “jornais vendidos”, que são aqueles que funcionam como verdadeiros assessores de imprensa longe dos gabinetes. Trazem reportagens que interessam apenas aos administradores, muitas vezes faltando com a verdade ou maquiando certas situações.

Encontramos em jornais do interior, que vivem do dinheiro dos políticos, paginas inteiras que descrevem as conquistas realizadas pelos prefeitos para seus municípios, mas quanto aos problemas nas administrações muitos tratam com certo receio, e por muitas vezes omitem parte dos processos de investigação sofridos por políticos.

A política esta dentro dos jornais, quem paga bem tem seu nome exaltado pelos veículos de comunicação deste país. Isso acontece não apenas em jornais e revistas, mas também em emissoras de radio e TV. O jornalismo não é mais o mesmo, a vontade de construir um Brasil melhor para os brasileiros não esta na pauta da maioria dos jornalistas deste país, que tem graves problemas sociais, mas que aos olhos de muitos está tudo bem.

O jornalismo há muito tempo virou comercio, pagam-se os salários, mas também pagam para que os meios de comunicação continuem em atividade, é grande o numero de jornais, revistas, emissoras de radio e TV mantidas por políticos.

Cobram tanta ética, prezam tanto pela liberdade de imprensa, mas esquecem que esta mesma imprensa está nas mãos dos poderosos que ditam regras a serem cumpridas. Os veículos de informação do interior não são mais os mesmos desde que o dinheiro se tornou mais importante que as grandes reportagens.

texto por: Vanderson Freizer.

0 comentários: