Waly Salomão

Waly Dias Salomão (Jequié, 3 de setembro de 1943 - Rio de Janeiro, 5 de maio de 2003), poeta brasileiro, filho de sírio com sertaneja. Atuou em diversas áreas da cultura brasileira: seu primeiro livro foi "Me segura qu'eu vou dar um troço" (1972). Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com seu livro de poesia "Algaravias". Seu último livro foi "Pescados Vivos", publicado em 2004, após falecimento.

Foi letrista de canções de sucesso, como "Vapor Barato" e "Negra Melodia", em parceria com Jards Macalé. Suas canções foram intérpretadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto e Gal Costa, entre outros. Na década de 1960, participou do movimento tropicalista.

Nos anos 1990, Waly Salomão dirigiu dois discos da cantora carioca Cássia Eller, sendo eles "Veneno AntiMonotonia" (1997) e "Veneno Vivo" (1998). Trabalhou no Ministério da Cultura como assessor de Gilberto Gil, no início de seu mandato e uma de suas propostas era a inclusão de um livro na cesta básica dos brasileiros.

________________________________________________

0 comentários: