espaço de investigação artística, casa tomada


Criada em outubro de 2009, a Casa Tomada é um espaço independente reservado para práticas, investigações e reflexões de caráter artístico. O projeto surgiu da vontade de construir um espaço que fosse um ponto de convergência entre as diversas áreas de atuação das artes, discutindo assim o hibridismo de linguagens nos processos artísticos contemporâneos.

Focada em todo o processo de produção e não somente no produto final artístico, a Casa Tomada tem como proposta incentivar a discussão da jovem arte contemporânea, não apenas estimulando o desenvolvimento de trabalhos artísticos e teóricos motivados pela vivência compartilhada, mas agindo como espaço catalisador de experiências de conexão entre artistas, pensadores da arte e outras iniciativas independentes.

Dentro da Casa Tomada desenvolvem-se alguns projetos artísticos:

Ateliê Aberto: Programa semestral de convivência para jovens artistas e pesquisadores (com produção em crítica, curadoria e história da arte). Propõe a troca entre artistas e pensadores da arte, estimulando-os uns aos outros na própria produção de seus trabalhos.

A Casa Recebe: Programa que estimula o intercâmbio entre espaços independentes de arte e promove a difusão de publicações de caráter artístico. Tem como objetivo fortalecer as redes de relações entre estes centros independentes.

Ciclo de Portfólios: Programa anual onde 12 jovens artistas atuantes em São Paulo são convidados a apresentar seus portfólios, aproveitando-se da estrutura informal da Casa Tomada para uma discussão onde ocorra uma troca mais direta.

Troca de Coletivos: Programa que realiza o intercâmbio de coletivos de artistas entre diferentes cidades do Brasil. Propõe a discussão da atuação de coletivos no espaço urbano. (Ainda em elaboração)

Acervo de Publicações: Acervo que reúne publicações feitas por artistas, espaços independentes, pequenas editoras e outras iniciativas editoriais que explorem a publicação como lugar de experimentação artística. Pretende dar visibilidade para este tipo de produção, muitas vezes de tão raro acesso para pesquisa.

A Casa conta com uma biblioteca para pesquisa em artes, boa parte construída através de doações de catálogos, dvds e livros de outras instituições, na qual os participantes dos projetos podem buscar suas referências e, assim, criar um ponto de estudos comum. Este espaço também abriga o acervo de projetos executados dentro da casa, como os cadernos de artista, pequenas publicações e toda a parte documental do desenvolvimento dos programas. Tanto a biblioteca quanto o acervo podem ser consultados por interessados em geral mediante um agendamento.

Ao longo do ano, a Casa Tomada ainda oferece alguns workshops e cursos ministrados por profissionais conceituados de diversas áreas da arte como cinema, performance, música, desenho, entre outros.

0 comentários: