dESTELado, Exposição


Exposição no Instituto Goethe de São Paulo, com os artistas Alexandre Furtado, André Komatsu, Laerte Ramos e Pedro Palhares Fernandes, com depoimentos dos mesmos.


Os 20 anos da queda do Muro de Berlim continuam sendo lembrados no mundo das artes, com mostras e exposições. O Instituto Goethe, instituição representante da Cultura Alemã no Exterior, está com a exposição dESTElado, aberta no dia 9 de novembro, data da queda do Muro, e que fica em São Paulo até o dia 15 de dezembro. A exposição tem trabalhos de quatro jovens artistas brasileiros com percepções sobre o Muro que dividiu a capital alemã por quase trinta anos. O tema foi um olhar estrangeiro sobre a importante data.

Alexandre Furtado, André Komatsu, Laerte Ramos e Pedro Palhares Fernandes utilizaram a própria arquitetura do prédio do Instituto Goethe, no bairro de Pinheiros, para realizarem seus trabalhos. Fernandes, por exemplo, utilizou uma das paredes do prédio para colocar 300 tubos de PVC cinza, parte do trabalho Paisagem Sonora. Alexandre Furtado usa uma parede interna do prédio para construir a sua Exil. Laerte Ramos realizou a versão número três de Almanaque, em que propõe uma visão própria sobre a queda do Muro. Por fim, André Komatsu criou uma instalação com televisão, cadeiras e até uma bicicleta, nomeada Como se comporta o que se consome, como se consome o que se comporta.

0 comentários: