Movimento Passe Livre - MPL

Movimento social autônomo, horizontal, independente e apartidário que luta por um transporte público gratuito e de qualidade, sem catracas e sem tarifa. 

o MPL é um grupo de pessoas comuns que se juntam para discutir e lutar por outro projeto de transporte para a cidade. não somos filiados a nenhum partido ou instituição. o mpl é um movimento social independente e horizontal, o que significa que não temos presidentes, dirigentes, chefes ou secretários, todos têm a mesma voz e poder de decisão dentro dos nossos espaços.

nós acreditamos que não devemos esperar por iniciativas e ações de políticos e empresários, e que somente a organização e a iniciativa popular pode conquistar mudanças realmente significativas na sociedade. é o povo, somente ele, que tem o poder e a vontade necessária para mudar as coisas e construir um transporte, uma cidade e mesmo um mundo diferente. isso ficou claro nas revoltas da catraca de 2004 e 2005, quando a população de florianópolis ocupou as ruas desta cidade por semanas, até que o aumento absurdo das tarifas fosse cancelado.

pensamos na mudança da sociedade através da mudança na lógica da mobilidade urbana. é por isso que não queremos que os ônibus tenham catracas, que impedem tanta gente de ir e vir em todas as grandes cidades do Brasil. mas sabemos que só isso não basta. além da exclusão pelo transporte, há desigualdades entre brancos e negros, homens e mulheres, ricos e pobres. temos um mundo inteiro para reconstruir! a catraca que o mpl repudia é também simbólica. existem catracas invisíveis por todas as partes, impedindo o acesso pleno aos espaços e serviços. precisamos juntos destruir todas elas. pela luta queremos construir um mundo em que não haja nenhuma catraca!

comece já a agir! discuta essas questões com seus amigos e suas amigas, na sua escola, no trabalho e com a família. leve a questão do transporte para o conselho comunitário do seu bairro, para as assembléias do plano diretor estratégico. você tem todo direito de discordar de um sistema que exclui e discrimina! entre em contato com o mpl, participe e traga suas idéias!

links:

0 comentários: